quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Para Empreendedores


Entrevista
04/11/2008
Entrevista: Lucas Santos Sales, da Brasil Júnior

O estudante de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Lucas Santos Sales é presidente da Brasil Júnior. Ele está à frente de uma das atividades mais empolgantes programadas para a Semana Global do Empreendedorismo, o Desafio dos 5 reais. É um jogo para estudantes com faro empreendedor. Os participantes recebem cinco reais no início da disputa. Vence quem arrecadar mais dinheiro em 7 dias.
Nesta entrevista, Sales fala sobre evento, que vai acontecer em setes estados e no Distrito Federal, e diz como está o movimento das empresas juniores no Brasil.
Como funciona o Desafio dos 5 reais?
Lucas Santos Sales - Criamos um evento simples que pudesse ser aplicado em todo o país. Os concorrentes terão 5 reais para fazer esse valor se multiplicar no prazo de uma semana. O desafio ocorrerá em dezesseis cidades de 8 estados. A idéia é fazer com que as pessoas se virem para transformar esses 5 reais em mais dinheiro. Vemos o desafio como modo de incentivar o empreendedorismo e uma maneira diferente de envolver os universitários dentro da Semana Global do Empreendedorismo. O evento é inédito, o primeiro do tipo de que temos notícia.
Como o estudante pode participar do evento?
Sales - O estudante se inscreve em uma das cidades participantes do evento, nos estados Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Espírito Santo e no Distrito Federal. A partir do momento em que se inscreve, o participante terá uma semana para fazer com que os 5 reais se multipliquem por meio de alguma atividade. Deverão ser entregues relatórios periódicos para a organização do evento e há um conjunto de regras que os participantes deverão seguir para demonstrar a licitude da multiplicação do valor. No final, são declarados os vencedores estaduais, cujo critério é puramente quantitativo, ou seja, ganha aquele que conseguir arrecadar mais dinheiro. Esses resultados são avaliados para definir o vencedor nacional pela óptica do empreendedorismo.
Qual a importância de participar da Semana Global de Empreendedorismo para a Brasil Junior? Sales - É uma oportunidade única. Acreditamos que o movimento das empresas juniores é a melhor opção ligada ao empreendedorismo e à educação em negócios para os universitários. Creio fortemente em que uma sociedade mais empreendedora é possível. Para nós, desde o início, a Semana foi algo muito alinhado com os nossos objetivos. Contribuir com esse movimento é extremamente importante porque acreditamos em uma sociedade mais empreendedora, que gere mais resultados. Esperamos que a educação para os negócios seja algo que aconteça nas escolas, nas faculdades e na nossa sociedade.
Como está o movimento das empresas juniores no Brasil?
Sales - O movimento das empresas juniores passa por um momento ímpar. Temos conseguido superar alguns desafios, ligados ao relacionamento com as instituições de ensino superior, a fim de tornar as empresas juniores mais voltadas para os negócios, para que os estudantes possam aprender cada vez mais sobre o assunto. Temos hoje quase 1000 empresas juniores espalhadas pelo país, sendo 120 ligadas à Brasil Júnior. O momento, portanto, é de buscar expansão e alcançar objetivos, alguns já em realização. Primeiramente, a estruturação interna da nossa instituição e estabelecimento de parcerias para gerar sustentabilidade, como as que temos com a Bain & Company, a Odebrecht, a MBA Empresarial e a Endeavor. Buscamos ainda regulamentar as empresas juniores, com um trabalho de avaliação sobre quais delas possuem critérios de qualidade para oferecer seus serviços. O momento atual é de estruturação, de trabalhar internamente as empresas, para começar, em 2010, um conceito de expansão da empresa júnior para a sociedade.
Fonte: Instituto Empreender Endeavor

Nenhum comentário: